“O e-book “Matutando: diálogos formativos” é uma obra que apresenta de forma textual parte dos conteúdos da série de mesmo nome disponibilizada em vídeos no Youtube, e que já se encontra amplamente conhecida no meio educacional, principalmente por estudantes e professores, mas também por outros segmentos da sociedade. Os organizadores do e-book são todos integrantes do Kadjót – Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação.
De imediato, já se identifica a relevante contribuição desde a série, carinhosamente apelidada de Matutando, concebida no contexto da pandemia por Covid-19.

Caracterizando-se inicialmente como alternativa formativa a estudantes de licenciatura, mediante a suspensão das aulas presenciais e o distanciamento social instituído no país com o fim de conter disseminação da pandemia, Matutando surgiu como ação criativa de enfrentamento das consequências da pandemia para a educação. Hoje pode ser considerada como uma ação pedagógica, investigativa e extensionista de alto significado social para o campo educacional e para a sociedade em geral.

Nos 23 capítulos do e-book encontramos as análises de pesquisadores convidados sobre diversificados aspectos do fenômeno pandêmico, articulando-se com o contexto anterior à pandemia e projetando-se para além ela. As análises críticas se fazem acompanhar de linhas de ação assertivas no enfrentamento e superação das consequências da pandemia por Covid-19 e, sobretudo, das várias pandemias que nos assolam, no sentido metafórico, como a pobreza, os vários tipos de exclusão social, a destruição da natureza, a violência, o retrocesso civilizatório etc.”

Prof.ª Dr.ª Raquel Marra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *